MDB, União Brasil, PSDB e Cidadania, partidos que se identificam como integrantes do campo ideológico de centro, se comprometeram nesta quarta-feira (6) a chegar a um nome de consenso entre o grupo para concorrer em outubro ao Planalto e anunciá-lo em 18 de maio.
Dirigentes das quatro siglas estiveram reunidos nesta tarde em Brasília, ocasião em que, segundo nota assinada pelos presidentes das legendas –Luciano Bivar (União Brasil), Baleia Rossi (MDB), Bruno Araújo (PSDB) e Roberto Freire (Cidadania)– “reafirmam tratativas para apresentar um candidato(a) à Presidência da República como a alternativa no campo democrático”.
“O candidato(a) de consenso será anunciado(a) no dia 18/05, quarta-feira em Brasília”, diz a nota que conclama, ainda, “outras forças democráticas” a se juntarem a esse grupo.
Ao mesmo tempo em que informa a data de divulgação de um nome de consenso do grupo, a nota assinada pelos dirigentes dos quatro partidos informa que o União Brasil irá divulgar, no dia 14 de abril, o nome do partido para “apreciação desse conjunto de forças políticas”.
O União Brasil é o novo partido do ex-juiz Sergio Moro, que vinha aparecendo nas pesquisas eleitorais com cerca de 8% das intenções de voto. A legenda, no entanto, soltou nota no sábado afirmando que o projeto de Moro na sigla estaria relacionado ao Estado de São Paulo.