Após se reunir com o presidente Jair Bolsonaro (PL) em Budapeste, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, deu uma breve declaração à imprensa sobre o encontro entre os dois líderes. Em sua fala, Orbán lembrou que esteve na posse de Bolsonaro em 2019 e afirmou que espera repetir o ato em um eventual segundo mandato do presidente brasileiro.
– Espero poder visitá-lo novamente em breve para este mesmo tipo de ocasião [posse presidencial]. Espero que seja uma celebração dupla e que ambos possamos comemorar conjuntamente – disse.
No pronunciamento, o premiê húngaro disse que tem interesse em ter uma parceria “unificada” e “bastante próxima” com o Brasil e citou convergências de valores com o chefe do Executivo brasileiro. Em um claro alinhamento com os valores defendidos pelo líder brasileiro, Orbán falou em fazer o possível para defender a “instituição família“.
– Faremos o possível que pudermos para manter esta instituição família de modo sólido e bem protegido. Bolsonaro concorda conosco nessas questões que dizem respeito à melhoria da qualidade de vida do nosso cidadão – declarou.
Por fim, o primeiro-ministro da Hungria ressaltou que a reunião com Bolsonaro foi bastante produtiva e que representou o estabelecimento de “conexões” entre as duas nações.
– A vida diplomática acaba gerando esse novo estágio, com todos os esforços diplomáticos que têm sido depositados na colaboração estabelecida entre os dois países – completou.