sábado 23 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Chesf anuncia aumento da vazão da barragem de Sobradinho na Bahia após cheia do Rio São Francisco; famílias ribeirinhas devem deixar suas casas
segunda-feira 17 de janeiro de 2022 às 05:49h

Chesf anuncia aumento da vazão da barragem de Sobradinho na Bahia após cheia do Rio São Francisco; famílias ribeirinhas devem deixar suas casas

NOTÍCIAS


A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) anunciou que aumentou a vazão da água da barragem do Sobradinho, na região norte da Bahia, desde a última quarta-feira (12). O objetivo é liberar mais água por causa das cheias no rio São Francisco. A situação preocupa moradores do bairro Angari, vizinho à barragem.

Por causa do aumento do nível do rio, que está oito metros e 24 centímetros acima do normal, a quantidade de água que entra na barragem é de 4.700 m³ por segundo. A companhia trabalha com uma vazão de 816 m³ por segundo, quantidade quase seis vezes menor do que a que tem adentrado na represa atualmente.

Com a recomendação do operador nacional do sistema elétrico, que oficializou a situação de cheia nos reservatórios da bacia do São Francisco, serão liberados 1.300 m³ por segundo de água, com aumento gradativo de 500 m³ por segundo a cada dois dias.

Com isso, a previsão é que a vazão chegue aos mesmos 4.700 m³ por segundo de afluência (água que entra na barragem) até o dia 24 de janeiro.

Em 2020, uma cheia no Rio São Francisco provocou alagamento nas regiões ribeirinhas e moradores de alguns bairros, como o Angari, precisaram deixar os imóveis para evitar acidentes.

Veja também

Fórum Internacional destaca Bahia como pólo estratégico para o hidrogênio verde

Reunindo especialistas e empresas da cadeia produtiva do hidrogênio, o 4º Fórum Internacional de Hidrogênio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!