A Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador atendeu 528 demandas e realizou dezenas de audiências públicas em 2021, além de diversas reuniões com variados segmentos, ouvindo a sociedade e buscando intermediar setores e instituições com os órgãos municipais. O balanço foi apresentado pelo ouvidor-geral o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB).
“Através de uma escuta aguçada e democrática, assim como o olhar clínico voltado para as necessidades da população, a Ouvidoria da Câmara tem como objetivo aprimorar as relações entre o Poder Legislativo Municipal e a sociedade, construindo um canal de efetiva participação que visa qualidade e transparência na prestação de serviços públicos”, diz o ouvidor. Dentre as solicitações, 411 casos foram solucionados, representando 77,8% do total de demandas recebidas.
Augusto Vasconcelos explica que, como todas as ações desenvolvidas repercutem diretamente na vida do cidadão soteropolitano, a Ouvidoria estrutura as demandas em seis categorias: solicitação, reclamação, denúncia, informação (incluídas aqui aquelas com base na Lei de Acesso à Informação – LAI), sugestão e elogio.
Canais
A Ouvidoria disponibiliza vários canais de atendimento, como o o Portal da Câmara (www.cms.ba.gov.br), por meio da aba “Fale conosco”, e-mail institucional (ouvidoriacms@cms.na.gov.br) e o contato de WhatsApp (71) 99631-4499.
O ouvidor-geral da Câmara destaca: “Esse resultado é fruto do trabalho de uma equipe dedicada e qualificada que tem se empenhado muito para ouvir a população e encontrar soluções para os principais problemas da cidade. Nem tudo conseguimos resolver, mas nenhuma pessoa fica sem resposta”.