O vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, participou da cerimônia de entrega do Prêmio CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral) de mineração nesta sexta-feira (17), onde ressaltou a força do setor para o estado. “A mineração é um segmento importantíssimo para o desenvolvimento econômico da Bahia. Até o mês de agosto arrecadamos mais de R$ 100 milhões, o que nos coloca no terceiro lugar no país em Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cefem), destacou.”
Segundo dados da Agência Nacional de Mineração (AMN) o estado da Bahia lidera a arrecadação de Cefem em 18 tipos de minérios e metais preciosos, como quartzo, magnesita e diamante, além disso, é o único estado a produzir vanádio e urânio. A Compensação Financeira pela Exploração Mineral é a paga pelas empresas mineradoras à União, aos Estados, Distrito Federal e Municípios, como contrapartida financeira pela utilização econômica dos recursos minerais em seus respectivos territórios.
Premiação
O evento, que aconteceu no auditório da CBPM, premiou como vencedora da terceira edição do Prêmio a Yamana Gold, empresa responsável pela produção de ouro no município de Jacobina. A escolha aconteceu através de votação aberta durante todo o mês de novembro, no site da CBPM. Em 2021, a empresa foi destaque pelas ações socioambientais realizadas nas comunidades vizinhas de onde está instalada. Em Jacobina, a empresa desenvolve um programa de desenvolvimento comunitário que prevê melhorias nas comunidades de Jaboticaba e Itapicuru como, por exemplo, a implantação de internet de fibra óptica, a reforma e reconstrução das casas e a pavimentação asfáltica.