“Se fosse uma cópia bem feita do Trump já era ruim, agora imagina uma cópia mal feita do Trump. O Bolsonaro não pensa, ele não tem ideia, ele não entende absolutamente de nada a não ser de falar bobagem”
O ex-presidente Lula (PT) participa nesta segunda-feira (15) da Conferência de Alto Nível da América Latina no Parlamento Europeu, em Bruxelas, capital da Bélgica. O evento, promovido pelo bloco social-democrata da casa legislativa, contou com a participação, além de Lula, de José Luis Rodríguez Zapatero, ex-Primeiro Ministro da Espanha (2004-2011) e Claudia Nayibe López Hernández, prefeita de Bogotá, Colômbia, entre outras lideranças políticas internacionais.
“Estou preparado, motivado e com saúde” para essa possibilidade, afirmou Lula em coletiva de imprensa no Parlamento Europeu.
O ex-presidente disse que o Partido dos Trabalhadores (PT) “vai concorrer”, e reiterou que deverá decidir se entra ou não na disputa em fevereiro ou março do próximo ano. Até lá, destacou, o PT terá que decidir quem será seu candidato, além de definir sua eventual política de alianças para as eleições.
Lula, de 76 anos, não poupou crítica ao atual presidente brasileiro. “Se fosse uma cópia bem feita do Trump já era ruim, agora imagina uma cópia mal feita do Trump. O Bolsonaro não pensa, ele não tem ideia, ele não entende absolutamente de nada a não ser de falar bobagem”, declarou.
Pouco antes, Lula já havia sido aplaudido de pé pelos presentes ao entrar no plenário da conferência.
Assista:
Merecida ovación a @LulaOficial en el @Europarl_ES tras una alocución que no deja a nadie indiferente pic.twitter.com/p6GOqtJhlt
— I. Rodríguez-Piñero/❤️ (@RodriguezPinero) November 15, 2021