Investigada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, a empresa Global Gestão em Saúde é alvo de mandados de busca e apreensão, na manhã desta quinta-feira (30), em operação que apura suposto esquema de lavagem de dinheiro e corrupção.
A ação é realizada pela Polícia Federal (PF), em conjunto com a Receita Federal e o Ministério Público Federal (MPF). Trata-se da Operação Acurácia, considerada a 14ª fase da Operação Descarte. São cumpridos oito mandados de busca e apreensão na grande São Paulo e na cidade de Passos, em Minas Gerais.
As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo.
O objetivo, segundo a PF, é apurar esquema de lavagem de dinheiro e corrupção de agentes políticos em troca de apoio na contratação de empresas pertencentes aos investigados por empresas públicas do governo federal.
Os investigadores verificaram que o grupo investigado simulou várias operações comerciais e financeiras inexistentes com a finalidade de desviar dinheiro de empresas que atuam na área de medicamentos para empresas de fachada. “O intuito dessas operações fictícias era gerar dinheiro em espécie, utilizado como propina a agentes políticos como pagamento em troca de favorecimento na contratação das empresas por estatais”, diz a PF.