Neste domingo (26), após retornar de Santa Catarina onde assinou memorando de entendimentos com 15 produtores de vinho, o vice governador João Leão faz uma nova aquisição, de uma grande vinícola da região do Douro em Portugal, ligada ao grupo Espinheiro que está reimplantando na Bahia o hotel 5 estrelas do Convento do Carmo.
Nuno Camacho, presidente do grupo, já visitou a região Oeste a convite de Leão, e se comprometeu em implantar, segundo ele, a melhor vinícola do Brasil em uma área de 300 hectares. No projeto do Polo de Vinicultura do Médio São Francisco, se assenta mais uma vinícola de ponta se agrupando ao Vilaggio Granado, Panceri, Santa Augusta, dentre outras.
A grande produtividade da Região do Médio São Francisco deixou o empresariado entusiasmado, pois na região se produz duas safras e meia de uva por ano, inclusive determinando-se os dias que em que será feita a colheita, devido a intensidade de sol e a tecnologia de irrigação.
Na Fazenda Escola Modelo Lamartine Roriz no CEEP Águas em Barra, já se implantou as primeiras parreiras que serviram de enxerto para as novas vinícolas, segundo o vice-governador João Leão.
Ainda conforme Leão, as cepas plantadas na Fazenda Escola, vindas da Região de Champagne na França, têm a mesma qualidade daquelas produzidas pelo Grupo Miolo em Casa Nova, que originaram o premiado vinho Testardi e daquelas produzidas pela Vinícola Vaz, em Morro do Chapéu, que originaram também o premiado vinho Ferro Doido. Ainda segundo ele, vem aí o vinho da vinícola da Fazenda Progresso, em Mucugê.
Leão contou ao #Acesse Politica, que a meta é ultrapassar os vinhos Chilenos e Argentinos.