O senador baiano Angelo Coronel (PSD) disputa o Prêmio Congresso em Foco, oferecido pelo site de mesmo nome e que é um dos mais importantes veículos de imprensa na cobertura diária não apenas do parlamento federal, mas também das outras duas esferas do poder central do país.
O Prêmio Congresso em Foco é anual e está na edição de número 14.
Este ano, deputados e senadores disputam o voto popular (pela internet), o de um júri especializado na atividade parlamentar e o de jornalistas credenciados na cobertura do Congresso Nacional.
Angelo Coronel concorre em três categorias: Melhor Senador (geral) e melhor senador em Defesa da Educação e Clima e Sustentabilidade (especiais).
O Prêmio Congresso em Foco é provavelmente o mais importante na seara política, por causa dos critérios rigorosos da seleção de quem está apto a concorrer.
“Só participam da disputa parlamentares que não respondem a acusações criminais. A votação digital é monitorada 24 horas por dia e somente os votos regulares são validados. A APCF, que reúne os peritos da Polícia Federal, faz uma auditoria externa, para garantir a isenção e a correção com que tudo é feito”, explica o jornalista Sylvio Costa, fundador do site.
Logo na primeira linha da pagina de votação, há a seguinte frase: “Ruim com o Congresso? Muito pior sem ele, pode ter certeza”.
A afirmação, cada dia mais importante, resume uma outra razão, esta conceitual, do peso e da importância do Prêmio Congresso em Foco.
“Tem muita gente por aí que usa os problemas da política para condenar de forma genérica e totalitária todos os políticos e toda a política. Claro que o Congresso pode ser melhor do que é. Mas o primeiro passo para chegar lá é aprender a identificar quem está trabalhando melhor”, lembra Sylvio.
A votação está aberta até o dia 30 de setembro.
O resultado será anunciado em cerimônia marcada para 21 de outubro.