sábado 23 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Ferrovia de Integração Oeste-Leste fará expandir a mineração na Bahia
terça-feira 12 de janeiro de 2021 às 06:07h

Ferrovia de Integração Oeste-Leste fará expandir a mineração na Bahia

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A Bamin planeja transportar 60 milhões de toneladas por ano de Caetité até o porto de Ilhéus

A implantação de 42 projetos relacionados à produção de minério de ferro só depende do avanço dos dormentes da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), considerada decisiva para a expansão do setor de mineração na Bahia.

O maior deles é o da empresa Bamin, com projeção de transportar 60 milhões de toneladas, por ano, de Caetité, no Sudoeste, até o Porto-Sul, em Ilhéus, conforme o projeto original.

Além dos projetos em território baiano, conforme as pesquisas avancem em Minas Gerais, a ferrovia vai carregar minérios do estado vizinho de acordo com o A Tarde, além do extremo-oposto, buscar a produção de negócios agrícolas do Oeste baiano, como algodão, soja e milho.

– A demanda por minério de ferro está tão alta que estamos vendo a Bamin enviar uma produção em pequena escala para o Espírito Santo e a Brazil Iron escoar por caminhão até o porto de Enseada, perto de Salvador. Mas são rotas caras e pouco eficientes. Precisamos de uma solução definitiva, que virá com a Fiol, afirmou o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, Antônio Carlos Tramm.

As obras para a conclusão do trecho 1 da Fiol, de Caetité a Ilhéus, começam após licitação do Governo Federal para escolha da empreiteira responsável por tocar o projeto em leilão programado para o primeiro trimestre deste ano.

Terceira maior produtora de cobre do País, a Bahia também tem motivos para otimismo com o minério, produzido no Vale do Curaçá, região perto de Juazeiro, pela Mineração Caraíba. A empresa pretende aumentar em 10% a produção do minério a partir deste ano, graças a investimentos de R$ 58 milhões na reabertura da mina de Surubim, fechada desde 2015, mas capaz de reabrir 250 novos postos de trabalho.

Veja também

Representantes do Senai da Bahia embarcam para China para conhecer treinamento na sede da BYD

A cidade de Shenzen, na China, vai receber nos próximos dias uma comitiva com representantes …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!