A eleição para presidência da Câmara e do Senado está na pauta da próxima reunião do diretório nacional do PT, marcada para esta segunda-feita (7). Segundo integrantes do partido, a tendência que predomina hoje é apoiar o candidato que tope abraçar uma pauta de compromissos proposta pela legenda. Um apoio a Arthur Lira (PP-AL), nome de Jair Bolsonaro para presidir a Câmara, não está descartado conforme a colunista Bela Megale.
Alguns integrantes da direção do PT têm adotado o discurso de que Rodrigo Maia (DEM-RJ) seria um nome até mais governista que Lira, por ser quem toca a agenda econômica de Paulo Guedes no Congresso.
Entre os compromissos que o PT quer consolidar com o candidato que pretende apoiar está a adoção do critério de proporcionalidade na hora de distribuir os cargos da mesa da Câmara. Com isso, a sigla busca garantir uma vice-presidência ou a secretaria-geral, caso seu candidato vença. Também há a expectativa de que na segunda-feira o partido se posicione contra a reeleição nas duas casas. Nesta semana, a bancada do PT na Câmara já se posicionou contra esta pauta.