Por meio de moção de congratulações, apresentada na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Euclides Fernandes (PDT) saudou a passagem do 90º aniversário de fundação da Associação Baiana de Imprensa (ABI), comemorada no último dia 17.
No documento, o parlamentar parabenizou a diretoria da instituição que, para marcar a data, realizou uma cerimônia agendando a reimplantação do Museu de Imprensa, que será o referencial da história da imprensa da Bahia.
Euclides lembrou que o equipamento cultural, fundado há 43 anos pela ABI, passou por reestruturação completa, ganhando novo espaço e um Laboratório de Conservação e Restauro. “Após quase uma década sem área de exposição, uma mostra está sendo montada para marcar a instalação do Museu no térreo do Edifício Ranulfo Oliveira, na Praça da Sé, localizada no Centro Histórico de Salvador”, informou.
O legislador elogiou o trabalho do arquiteto Augusto Ávila e a curadoria do museu, a cargo do jornalista e pesquisador colombiano Nelson Varón Cadena, autor do livro Cronologia da Associação Bahiana de Imprensa 1930-1980, que assume atualmente o papel desempenhado pela museóloga Lygia Sampaio, em 1975.
“Para Mostra que marca os 90 anos da entidade, Nelson Cadena, autor de mais de dez livros sobre a história da mídia e da Bahia, realizou pesquisa histórica, de imagens e textos, fez o planejamento, a seleção das imagens e elaboração dos textos informativos dos painéis”, informou o pedetista.