sábado 23 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Estratégia de Gestão de Riscos deve nortear decisão de distanciamento social
sexta-feira 15 de maio de 2020 às 15:48h

Estratégia de Gestão de Riscos deve nortear decisão de distanciamento social

NOTÍCIAS


Com o tema Estratégia de Gestão de Riscos, novo plano do Ministério da Saúde (MS) para auxiliar os Estados e Municípios na tomada de decisão na resposta à pandemia de Coronavírus (Covid-19), como o distanciamento social, foi apresentado na segunda-feira (11). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanhou o anúncio das diretrizes para contribuição das entidades de representação dos secretários da saúde, que devem ser detalhadas na próxima quarta-feira, 13.

Estruturada em quatro eixos – avaliação de riscos, medidas de distanciamento social e outros instrumentos de apoio à gestão de riscos e painel de monitoramento –, a estratégia do governo foi dividia com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Quando consolidado, o plano deve nortear a tomada de decisão dos governos federal, estadual e municipal de implementação de medidas não-farmacológicas.

A partir da realização de avaliações quantitativa (Avaliação de Risco) e qualitativa, Estados e Municípios terão indicadores, que vão apontar o nível de risco local e irá nortear a adoção e ajuste de medidas, classificadas em: Distanciamento social seletivo I; Distanciamento Social Seletivo II; Distanciamento Social Ampliado I, Distanciamento Social Ampliado II; e Restrição Máxima. O documento é uma síntese das evidências científicas sobre medidas de distanciamento social para o enfrentamento da Covid-19 no Brasil.

De carácter nacional, as estratégias devem ser observadas em todo país. Entre as recomendações, o uso de outros instrumentos de apoio à gestão já existentes, como: Monitoramento de casos sintomáticos e contatos; Calculadora de pressão sobre os leitos; Simulador de estimativa de leitos clínicos e Unidade de Terapia Intensiva (UTI); e Painéis de monitoramento. Também a situação epidemiológico atual de casos, os óbitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e coronavírus, os resultados laboratoriais, os insumos estratégicos distribuídos e oferta de leitos.

Veja também

Bala perdida atinge condomínio onde mora governador do Rio de Janeiro

Um morador do Condomínio Península, na Barra da Tijuca, relatou em um grupo de WhatsApp …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!