Cerca de 69% dos hoteis brasileiros estão fechados por causa da Covid-19. E a maior parte desses hoteis (39% deles) prevê reabrir apenas em junho, de acordo com uma pesquisa inédita feita pelo Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).
Segundo o jornal O Globo, a região Sul é a que possui mais hoteis sem funcionar: 90%. Rio de Janeiro e São Paulo tem o mesmo percentual de estabelecimentos fechados: 62%.
Nesta segunda quinzena de abril e em maio, 19% e 21% dos fechados pretendem voltar a funcionar.
A pesquisa foi feita com 838 hotéis de 26 estados e 207 cidades.
Hotéis na Bahia
Em meio à crise que atinge forte o setor turístico da Bahia, com projeção de fechamento de cerca de 15% dos hotéis no estado, a direção do Grande Hotel da Barra, um dos mais tradicionais da cidade, garante que o empreendimento tem robustez para sobreviver aos estragos do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o gestor do empreendimento turístico, Manolo Garrido, “reabriremos em breve e continuaremos a prestar um serviço de excelência no cenário turístico de Salvador”.
Já o hotel Pestana Convento do Carmo, no Centro Histórico, não teve a mesma resistência e anunciou ontem o fim da operação.