terça-feira 29 de abril de 2025
Foto: Getty Images
Home / NOTÍCIAS / 75% das brasileiras já sofreram assédio ou importunação sexual nas maiores capitais do país
segunda-feira 14 de abril de 2025 às 11:48h

75% das brasileiras já sofreram assédio ou importunação sexual nas maiores capitais do país

NOTÍCIAS


Sete em cada dez brasileiras já foram vítimas de assédio ou importunação sexual nas dez maiores capitais do país. A maioria dos casos ocorre em espaços públicos (56%), seguida por transporte coletivo (51%) e ambiente de trabalho (38%). Porto Alegre é a cidade com mais registros de reclamações.

A importunação sexual é caracterizada por toques, gestos ou falas que causam constrangimento em qualquer ambiente. Já o assédio sexual, embora muitas vezes usado como sinônimo, refere-se especificamente a situações no ambiente de trabalho, geralmente envolvendo relações hierárquicas.

Segundo a organização Me Too Brasil, que apoia vítimas de violência sexual, é urgente a criação de campanhas educativas. A advogada e diretora da entidade, Luanda Pires, afirma que qualquer cantada ou atitude que invada a privacidade da mulher pode ser considerada importunação sexual. “O corpo da outra pessoa não é público, então não toque se não for autorizado”, reforça.

As penas para assédio e importunação sexual são diferentes e variam conforme a gravidade e o contexto da violência. Ainda assim, o número elevado de vítimas revela a necessidade de conscientização e combate mais eficaz à violência de gênero.

Veja também

Senadora apresenta à PGR pedido de impeachment de Lupi por investigações no INSS

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou nesta terça-feira (29) uma representação junto à Procuradoria-Geral da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!