terça-feira 28 de junho de 2022
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / 220 mil infectados por coronavírus ainda não foram registrados no Brasil, diz pesquisadores
terça-feira 14 de abril de 2020 às 16:03h

220 mil infectados por coronavírus ainda não foram registrados no Brasil, diz pesquisadores

NOTÍCIAS


Cerca de 225 mil casos do novo coronavírus no Brasil não foram notificados. É o que aponta um relatório produzido por um grupo de epidemiologistas e pesquisadores. O estudo foi feito baseado na taxa de letalidade por casos que já foram encerrados, ou seja, que resultaram em cura ou morte.

Segundo o jornal o Globo, o trabalho foi desenvolvido pelo projeto Nois (Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde), que conta com PUC-Rio, Fiocruz, USP e outras instituições de pesquisa.

O relatório aponta que, de acordo com os dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, a taxa de letalidade observada no país para esses casos é de 16,3%. Em outros países, em média, essa mesma taxa é de 1,3%. A conclusão, portanto, dos pesquisadores, é que na verdade o número total de infecções até aqui é muito maior do que o que foi notificado.

O principal motivo para isso seria a falta de testes no Brasil, principalmente os de RT-PCR, que são os mais confiáveis. “A baixa capacidade de testagem pelo RT-PCR fez com que o Ministério da Saúde (MS) recomendasse que apenas os casos graves fossem testados. Ainda assim, nem todos os casos suspeitos deste grupo estão sendo examinados”, diz o relatório dos pesquisadores.

Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, foram registrados 23.753 casos da doença, que resultaram em 1.355 mortes.

Veja também

Emirados Árabes está perto de limite de produção de petróleo, confirma ministro

O ministro da Energia dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Al-Mazrouei, confirmou nesta terça-feira (28) que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!